Condições Especiais para encomendas acima de 10 unidades ou Revenda. Consulte-nos por e-mail.

29 agosto a 27 setembro - Feira da Luz - Carnide (Lisboa)

Escrito em 29 de Ago. de 2020

29 agosto a 27 setembro - Feira da Luz - Carnide (Lisboa)

FESTAS CANCELADAS -> COVID19:

Ligada à tradicional romaria que se realizava anualmente, em Setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz, a Feira era complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo numerosos forasteiros da capital e arredores.

No início, a Feira surgiu com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objetos religiosos. Pouco a pouco, foi-se ampliando e surgiram os louceiros, vendedores de fruta, cesteiros e, por último, os negociantes de gado.

Chegou a realizar-se uma feira de gado, quinzenalmente, no segundo domingo de cada mês, mas a feira anual era o grande atractivo para os negociantes de cavalos e de gado vacum.

Em 1929, com o estabelecimento da linha de eléctricos que ligava os Restauradores a Carnide, o acesso ficou mais fácil e foi estabelecido um novo calendário, prolongando-se o evento desde o primeiro sábado até ao último domingo de setembro.

Desde 1992, a Junta de Freguesia alia-se culturalmente às festividades que culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz.

Actualmente, a Feira da Luz é organizada pela Junta de Freguesia de Carnide.


×